quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hipótese Culturológica de Edgar Morin

Nascido em Paris, em 8 de julho de 1921, o antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita, Edgar Morin (pseudônimo de Edgar Nahoum), foi o grande inspirador da teoria culturológica, criada na década de 1960 baseada na obra “Cultura de Massa no Século XX: O espírito do tempo”.Formado em Direito, História e Geografia, Morin realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia e escreveu mais de trinta livros.

A teoria culturológica parte de uma análise da teoria crítica, que diz que a mídia seria um veículo para a alienação das massas. Para os culturólogos, é a cultura quem fabrica as mídias, fornecendo às massas aquilo que elas desejam: uma informação transformada por imagens de grande venda e uma arte produzida na óptica da indústria. Segundo eles, a cultura nasce de uma forma de sincretismo (Sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa só várias doutrinas diferentes; ecletismo), juntando a realidade com o imaginário.

“A cultura de massa é uma cultura: ela constitui um corpo de símbolos, mitos e imagens concernentes à vida prática e à vida imaginária, um sistema de projeções e de identificações específicas. Ela se acrescenta à cultura nacional, à cultura humanista, à cultura religiosa e entra em concorrência com estas culturas” (MORIN, 1967, p.18).

Dentro deste panorama a cultura de massas tanto interfere nas culturas já existentes quanto é por elas contida. Para Morin, “a cultura de massa é inserida, controlada, censurada, e ao mesmo tempo tende a corroer e desagregar as outras culturas”. O filósofo diz que a cultura de massa não é autônoma em sentido absoluto, pode imbuir-se de cultura nacional, religiosa ou humanística e por sua vez, também penetrar nessas culturas.

FONTE: http://edgarmorintropicalia.blogspot.com/2007/04/teoria-culturolgica-de-edgar-morin.html

Cultura de Massas no Século XX- O espírito do Tempo - Vol. I: Neurose


Rodolfo Luis Kowalski, Deivid Simioni e Ruthielle Borsuk

Jornalismo- Manhã

Um comentário:

celina disse...

ok a pesquisa, mas não corresponde ao solicitado. por favor, pesquisem um autor e um conceito de comunicação (básico).