quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Teoria da Agulha Hipodérmica

Raffaela Porcote - 3° período - NOITE

Teoria da Agulha Hipodérmica

Contexto

Em 1914-18, a propaganda de massa começa a ser utilizada como estratégia de guerra e as pessoas despertam para os seus efeitos no totalitarismo. Populações heterogêneas das sociedades industriais não estavam unidas em torno de um sentimento que mantém o cidadão como membro de uma totalidade. Na medida em que os países se comprometiam politicamente, tornava-se indispensável despertar nos cidadãos o sentimento de ódio contra o inimigo e de ânimo diante de tantas privações; surgia a necessidade mais do que urgente de se forjar elos entre o cidadão e a pátria. A Teoria Hipodérmica surge nesse período, entre as duas Guerras, como paradigma científico e empirista dos estudos dos efeitos da comunicação.

A Teoria

Como consequência do que se viu no período, quando a propaganda de guerra conseguiu unir nações inteiras em torno de um ideal comum, passou-se a acreditar na mídia como capaz de direcionar as pessoas para praticamente qualquer direção desejada pelo comunicador. As mensagens midiáticas ganharam o status de "balas mágicas" com o poder de atingir toda uma população de maneira uniforme. Segundo um dos estudiosos que ajudaram a formular a teoria, o norte-americano Harold Lasswell, "um instrumento mais novo e sutil tem de caldear milhares e até milhões de seres humanos em uma massa amalgamada de ódio, vontade e esperança. (…) O nome deste novo malho e bigorna de solidariedade social é propaganda." As suposições psicológicas em que se baseou a Teoria da Bala Mágica eram, de certa forma, menos sofisticadas do que as que conhecemos hoje em dia. "Por exemplo, durante a Primeira Guerra Mundial, e sob a influência de Darwin, a psicologia do instinto esteve no auge. Não foi senão ao término da década de 1920 que os fatos da mutabilidade e variabilidade individual humana começaram a tornar-se demonstráveis com o emprego de novos testes mentais e outras técnicas de pesquisa", explica DeFleur.Ou seja, a ideia da bala mágica era perfeitamente coerente com as teorias sociais e psicológicas vigentes até então, que acreditavam em uma natureza humana relativamente uniforme.

1. Lasswell, Harold D., "The Structure and Function of Communication in Society", 1949

2. DeFleur, Melvin e Ball-Rokeach, Sandra, "Teorias da Comunicação de Massa", 1993

Aspectos Importantes

§ A palavra-chave para esta teoria é “Manipulação da massa"

§ Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente "atacado" pela mensagem.

§ Se uma pessoa é apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir.

§ A massa engloba indivíduos isolados, anônimos, separados e atomizados. Isso os faz indefesos e passivos diante da comunicação. As pessoas são altamente influenciadas (do contrário do senso comum, os meios de comunicação não manipulam, mas sim influenciam os membros da sociedade em que atuam).

§ Segundo Bauer (1964), Na Bullet Theory, os efeitos não são estudados, pois são dados como previstos.

§ Em 1948, Laswell cria um modelo que representa, simultaneamente, uma herança, uma evolução e uma superação da teoria hipodérmica: o Modelo dos cinco "Q"s

Quem Diz o quê Em que canal A quem Com que efeito.

Este modelo organizou a communication research.

Cada uma destas variáveis define e organiza um setor específico da pesquisa: emissor, conteúdo, audiência, meio e efeitos.

§ Lasswell também apresenta três funções dos sistemas de comunicação:

1) Vigilância-denunciando o que afete os valores de uma sociedade

2) Coesão entre os membros do grupo social

3) Transmissão e intensificação dos valores naquela sociedade

Fonte:

Apostila – Prestações, Victor Folquening

Wikipédia

Um comentário:

celina disse...

ok colaboração
não é conforme solicitado, o q vc fez em outra postagem)
alguns pontos estão desconfigurados - observe melhor isso, em outras postagens, por favor.