quarta-feira, 14 de março de 2012

Paradigmas da Comunicação – GRUPO : Marcio Morrison Kaviski, Rafaela Bez, Marcos Garcia, Flávio Darin e Pedro Domingues.

O texto de Vara Veiga França discute o objeto da comunicação, sua interdisciplinaridade, além de abordar a própria matéria de “Teorias da Comunicação”. Sobre a disciplina, a autora comenta o fato de que ela sofreu, ao longo do tempo, uma série de transformações em sua grade curricular – mudança de teóricos e teorias – o que, por sua vez, acabou não sistematizando a matéria.

Sobre o objeto da comunicação, a autora afirma que podemos identificar dois tipos. Os meios de comunicação e o processo comunicativo. França ainda declara que para entendermos melhor o objeto da comunicação é necessário um “recorte” do que está sendo analisado.

A interdisciplinaridade também é outro ponto em que a autora toca. Para ela, esse fenômeno vive em estado transitório. Isto é, se a interdisciplinaridade fosse fixa seria criada uma nova área disciplinar.

Vera França ainda faz um resumo e passa por inúmeras teorias e teóricos da Comunicação. Ela cita Adorno, Horkheimer, Escola de Chicago, McLuhan, entre outros. Ela termina esse balanço questionando nossos verdadeiros teóricos e nossos verdadeiros conceitos de comunicação.

O paradigma é discutido ao final do texto. A autora termina afirmando que a comunicação é uma área muito ampla e abrangente.

Grupo : Marcio Morrison Kaviski, Pedro Domingues, Flávio Darin, Rafaela Bez e Marcos Garcia.

Jornalismo – 3 º Período – Manhã

Um comentário:

celina disse...

de modo fluente, faz um bom panorama do texto.