quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ramonet: O poder midiático. Por uma outra comunicação – mídia, mundialização cultural e poder.

Ramonet coloca a diminuição de fronteiras entre o mundo da mídia, o mundo da comunicação, o mundo da cultura de massas e do mundo da publicidade como uma conseqüência da revolução digital.
Antes a comunicação era apontada em três esferas autônomas e quase independentes. A esfera da informação - imprensa, informação radiofônica, agências de notícia - A esfera da comunicação institucional - publicidade, propaganda. E a terceira esfera que é a  cultura de massa - telenovelas, quadrinhos, cinema, esporte.
Os meios de comunicação eram falados como um universo fechado, hoje por causa da revolução digital aconteceu a mescla do texto, som e imagem, ele chama de o universo da internet, onde não se distingue as três esferas da comunicação. Os objetos de comunicação se fundiram, e o que antes era somente ouvido como o rádio hoje aparece em que estação o ouvinte esta, quem esta falando, qual a música que esta tocando, seria, o texto escrito que era somente de um jornal, passou a aparecer no rádio também.
Ramonet aponta as características da informação atual. A primeira é a de que se tem a comunicação considerada como uma mercadoria, ela não tem mais a intenção de educar ou informar, antes de mais nada, ela tem uma finalidade comercial. A segunda característica é que antes era o mundo do jornalismo, hoje é o mundo do instanteneísmo, não se tem tempo de estudar o acontecimento, tem que publicá-lo enquanto o assunto esta quente. E a terceira característica que o autor aponta é a gratuidade da noticia, ou a aparente gratuidade para quem a consome, o que na verdade banca a informação é a publicidade mantida nos veículos de comunicação, e não a mensalidade paga pelo assinante, que é apenas um preço simbólico.
As características dos meios midiáticos atuais são discursos rápidos, artigos curtos, frases breves, títulos impactantes, um modelo publicitário nas notícias. Elas são publicadas com rapidez, com um vocabulário simples e dramatização na notícia, expressada através das emoções.

Ana Luiza de Souza
Bruna Habinoski
Cecília Moura

Nenhum comentário: