quinta-feira, 3 de maio de 2012

Texto Ramonet


Em seu texto 'O Poder Midiático', Ramonet descreve as transformações das mídias com o decorrer do tempo. Segundo Ramonet, com a chegada da internet, todas as outras mídias tiveram que se adaptar a um novo universo da comunicação, como o autor cita neste trecho:

“Poderíamos, há dez anos, falar dos meios de comunicação como um universo fechado, com sua própria lógica, com sua própria dinâmica, autônomo em relação ao resto do universo da comunicação, mas hoje isso não é mais possível. E por que não é possível?Por causa da revolução digital. A revolução digital, que obviamente não irei explicar aqui, é essencialmente a mescla do texto, do som e da imagem. Antes havia um universo do texto, um universo do som, um universo da imagem; hoje isso está totalmente misturado.”
Não só as mídias, mas os meios tiveram uma adaptação consequente do advento da internet. Enquanto num passado recente a TV utilizava apenas a imagem, o rádio apenas o som e o telefone apenas a transmissão de som, hoje podemos verificar uma junção de funções num mesmo meio, como cita Ramonet.

“Podemos observar, por exemplo, que não existem mais máquinas de comunicar exclusivamente sonoras. Se vocês recordam, há uns 10 ou 15 anos, um telefone era um aparelho de duas peças, negro, que servia apenas para o som, e não, por exemplo, para transmitir um texto ou uma imagem. Hoje pegamos o telefone celular e verificamos que ele ainda tem som, mas que também tem imagem, e que tem texto, e tem uma tela. O rádio, por exemplo, antes era puramente sonoro e um cego poderia ouvi-Ia; hoje, ele já não pode ouvir rádio tão facilmente, porque o rádio também tem uma tela, e na tela há texto e amanhã haverá imagem; e o texto do rádio nos diz quem está falando, como se chama, que estação estamos ouvindo, que canção é aquela que escutamos etc.''

Com este novo universo, podemos observar a queda ou a fusão de grandes conglomerados de comunicação, que com essa 'revolução digital', tendem a se fundir para não perderem espaço come ste novo universo. Ramonet ainda observa uma mudança nos esportes junto com a 'revolução digital', comparando um jogo de futebol a um espetáculo teatral. Pois hoje tudo gira em torno de interesse financeiro, substituindo o lado esportivo do futebol, que envolve a paixão do torcedor, algo que com a globalização das marcas, fortalece a imagem de um determinado clube, no caso é citado o multimilionário Manchester United da Inglaterra, no mundo inteiro. Toda essa globalização se deve ao poder midiático, que obvimante crescer após a 'revolução digital'.

Com toda essa facilidade criada por esta 'revolução', há também a facilidade na obtenção e na propagação da informação. Porém aí pode-se encontrar um ponto negativo, tendo em vista que com a facilidade que todos possuem em 'fazer' a notícia, a credibilidade da internet é baixa em relação aos outros meios mais tradicionais, como a televisão. 

Equipe : Marcio kaviski, Pedro Domingues, Rafaela Bez, Marcos Vinicius e Flavio Darin - 3 Período - Jornal Manha

Um comentário:

RashmiMaharjan disse...

nice blog.to know more about click follows:
Online Training Center