domingo, 10 de junho de 2012

Futebol e Indústria Cultural


No inicio da década de 20, o futebol no Brasil, começou a ser praticado pelas camadas mais humildes, operários, negros e mulatos. Os mesmos começaram a jogar nos clubes de futebol e na maioria das vezes destacava-se mais que os brancos. Segundo SILVA; CHAVEIRO (2010) no Brasil o futebol é efetivamente um instrumento direto da construção do espírito nacional. Em virtude disso torna-se evidente o poder que o futebol conquistou ao longo de sua história no território brasileiro, a bola aqui não para.


O futebol é um negocio milionário, inúmeras empresas investem milhões de reais nesse esporte, principalmente para pagar os altos salários recebidos pelos jogadores de futebol na atualidade, por esse motivo milhares de jovens e suas famílias vêem no futebol um meio de ascensão social, deixando de lado os estudos.

Neste caso a indústria cultural forma um sistema para gerar lucros através de campanhas publicitárias, usando jogadores de futebol para divulgação de seus produtos que muitas vezes não são voltados para o público esportivo.

Segundo Teitelbaum (1997), o marketing esportivo parte de um a troca entre três partes numa relação de benefícios mútuos. São elas o investidor/patrocinador (marcas), os atores do esporte (equipes, clubes, atletas, confederações e o consumidor de esporte (público interessado, aficionados, torcedores).

                                    Comercial da empresa Claro tendo como protagonista o jogador Neymar

Alunos: Aline Valkiu, Diego Laska, João Paulo, Raissa Melo.



3 comentários:

acadêmicos do segundo ano de Jornalismo da PUCPR disse...

Alunos: Aline Valkiu, Diego Laska, João Paulo Nunes e Raissa Melo.

Celina Alvetti disse...

ok, começa a apontar a questão.
o texto pode ser melhor finalizado.

Luiz Henrique Baptista disse...

A indústria cultural possui a geração de lucros como objetivo, uma produção relacionada á cultura de massa não possui apenas o objetivo de entreter a população, o principal objetivo é de gerar lucros. Em nosso país o futebol representa uma ótima oportunidade para essa industria cultural, pois o futebol está no sangue dos brasileiros e através dele a cultura de massa torna-se muito lucrativa a partir do interesse de grande coorporações