quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Identidade - Jardim Botânico

Nosso grupo escolheu o Jardim Botânico, já que todos se identificam com o local.
Acompanhamos na mídia as notícias divulgadas sobre o local, elas são poucas e mais antigas, na semana analisada não foram publicadas matérias sobre o Botânico. Na maioria das vezes em que o lugar é mostrado por algum veículo de comunicação, é para falar sobre algum evento diferente, como a mudança de cor nas luzes da estufa ou pra retratar o turismo em Curitiba. Mostrando o lado bom do parque, o sucesso que faz com os turistas ou algum exposição que chama a atenção dos frequentadores. As notícias mais diferentes que encontramos foram as que se referiam a campanha política desse ano: candidatos debatendo a questão da concessão de espaços públicos. Mas essas notícias não ganharam muito espaço e nem se tornaram um grande alvo da mídia.
Acreditamos que foi construída junto com o Jardim Botânico uma identidade curitibana, buscando fazer com que as pessoas de fora de Curitiba o vissem como o retrato da paisagem e do modo de vida curitibano. Se encaixando muito bem na imagem de cidade modelo ecologicamente, padrão europeu, que valoriza os parques e a natureza. Vemos aí a criação de uma identidade, algo criado para ser mostrado para aqueles que não moram na cidade. É fácil de perceber como essa identidade foi aceita quando visitamos o Botânico em feriados ou férias, que fica repleto de turistas, sua estufa (com estilo europeu) é cartão postal da cidade e todos os turistas parecem querer conhecer o clássico ponto turístico curitibano, que retrata tão bem a cidade. Observamos também que o parque está sempre cheio, tanto com as visitas dos grupos de turismo, quanto com os próprios curitibanos e moradores da redondeza, que vão correr, fazer caminhada, encontrar os amigos ou mesmo ficar sentado na grama apreciando.



Foto: Ruthielle Borsuk

Grupo: Natalia Concentino, Ruthielle Borsuk, Rodolfo Luis Kowalski e Rosana Moraes.

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

- bom postarem com foto produzida.
- o texto está um tanto coloquial, poderia ser mais de impresso.