quinta-feira, 13 de setembro de 2012

IDENTIDADE - PRAÇA DA ESPANHA



Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Praça da Espanha é um grande ambiente aberto, localizado no Bairro do Batel, em Curitiba. O espaço permite atividades durante o dia e a noite, nos últimos anos, tem atraído principalmente o público jovem, que se reúne durante os finais de semana, normalmente á noite. A proximidade da praça de bares e boates da Batel, faz com que ela seja um ponto de encontro muito utilizado. 

Nos últimos três anos, a praça também sediou eventos organizados pela internet, como o ano novo fora de época, que levou mais de 20mil pessoas até a Espanha, o que causou algum tumulto e o descontentamento dos moradores da região, que querem que a circulação de jovens no ambiente seja mais restrita. A instalação de uma rede wi-fi também foi um fator diferencial para atrair o publico jovem, já que a ligação imediata e a rápida interação das redes sociais faz com que cada vez mais pessoas se interessem por determinado assunto, neste caso, determinado local.
 
A praça da Espanha também recebe feira de carros antigos aos sábados a tarde, feira de antiguidades, aulas de Yôga e shows musicais. No entanto, o que mais se destaca do local é uma questão abordada por Stuart Hall sobre a prática das resistências. Ao mesmo tempo que os jovens adotam a praça como ponto de encontro, pela proximidade com bares e danceterias, os moradores mais antigos ainda buscam resistir a este avanço. 

Mas de qualquer forma, a identidade, no caso da Praça da Espanha e do Batel, se sobrepõe com força à resistência. O bairro já está identificado pela maioria dos curitibanos como uma região de alto poder aquisitivo e bastante boêmia. Dessa forma, quem resiste à modernização se vê sem alternativas para resolver suas indagações.

Grupo formado por: Heron Torquato, João Pedro Alves, Kamilla Ferreira, Leticia Duarte e Paulo Semicek

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

obs:

1 " mais de 20mil pessoas até a Espanha.." ??
2 No parágrafo final começa a buscar conexão com a questão proposta.
3 o texto pode ser aprimorado.