quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Reprodutibilidade Técnica


Escolhemos o texto de Walter Benjamin, "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", porque acreditamos que o assunto é muito recorrendo nos dias atuais.
A reprodução técnica de obras de arte é um processo novo, que vem se desenvolvendo com intensidade crescente. Além da criação em massa, há formas de criações sempre novas. O que nos chama a atenção é o que é colocado sobre autenticidade. Segundo o autor, o aqui e o agora da obra de arte é o elemento que está ausente na reprodução, esse aqui e agora é onde se desdobra a história e enraíza a tradição do objeto. 
A reprodução técnica tem mais autonomia que a manual e pode colocar a cópia do original em situações impossíveis para o próprio original, por estas duas razões, o autêntico não preserva toda a sua autoridade com relação à reprodução técnica. Mesmo o conteúdo ficando intacto, as reproduções desvalorizam o seu aqui e agora, sua autenticidade, o testemunho se perde.
No texto A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, Benjamin analisa as mudanças provocadas pelas novas técnicas de produção artística na esfera cultural, e desenvolve, como componente principal, a tese de que a reprodutibilidade técnica pode provocar a superação da aura pela obra de arte.É importante ressaltar que os elementos centrais da aura, que são a autenticidade e unicidade não foram superados, ao contrário, elas se adaptaram às mudanças técnicas, uma adaptação que aconteceu em torno da industrialização, e marcou a produção cultural no século XX.

Alunas: Ariane Priori, Bianca C. Santos, Samara Macedo

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

a reprodução é um processo novo, mas nem tanto...situar melhor.