sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Consumo serve para pensar - Estudo sobre cidadania e consumo com base em Canclini

No texto de Canclini é discutido diversos conceitos sobre o consumo e a relação do consumo e cidadania. O autor ressalta que não existe nenhuma teoria concreta sociocultural sobre o  consumir. É defendido também que o ato de consumir é "participar de um cenário de disputas". 
  
Podemos perceber o conceito de que o " consumo é um conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriação e o uso dos produtos." Na seguinte matéria publicada no Jornal "Gazeta do Povo" http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1309105&tit=Comprador-arremata-por-R-223-mil-dois-biarticulados-em-leilao . Um produto tão ligado a cultura social da população de Curitiba , em certo momento, é colocado em posição de produto de consumo. Para o Canclini,  " Vincular o consumo como cidadania requer ensaiar um reposicionamento do mercado na sociedade, para tentar a reconquista imaginativa dos espaços públicos, do interesse pelo público."

Outro ponto importante levantado pelo autor é de que a participação de vários setores da sociedade civil nas decisões de ordem material são fundamentais para se levar em consideração a relação entre a sociedade de consumo e cidadania. 

 
 Grupo : Marcio Kaviski, Marcos Garcia, Rafaela Bez, Flávio Darin, Pedro Domingues, Harianna Stukio.

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

"Podemos perceber o conceito..." - está dito, logo, não há o q perceber...mas o que vcs consideram, a partir disso?
faltou discutir as questões.