sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O consumo serve para pensar

Utilizando exemplos de matérias do jornal Gazeta do Povo e do site Bem Paraná, analisamos o conteúdo das duas matérias e relacionamos com o texto de Néstor Canclini.
 
No que diz respeito à cidadania (matéria da Gazeta do Povo do dia 17/10/2012, "Repórteres Sem Fronteiras apoia ato por desaparecimento de jornalista"), percebemos que, mesmo que conteúdo não estaeja ligado ao poder do consumo, a mobilização causada no meio jornalístico só aconteceu porque a vítima era conhecida no meio jornalístico e tinha certa influência, principalmente ligada às políticas sociais. O que notamos é que a comoção causada pelo desaparecimento do jornalista Anderson Leandro da Silva se deu muito pelo fato de umg rande veículo de comunicação ter noticiado incessantemente e conseguido divulgação em redes nacionais.
 
Em consumo, a matéria do Bem Paraná ("Pais devem estar atentos na hora de comprar presentes, alerta Procon") mostra claramente que a mídia pauta e, de certa forma, induz ao consumo, como pode ser visto nesta matéria do dia 09 de outubro, antes do dia das crianças. É como se todos os pais fossem obrigados a presentar as crianças. Caso isso não aconteça, a criança pode se sentir prejudicada ou diminuída, princiapalmente entre os colegas. "Os rituais servem para conter o curso dos significados e tornar explícitas as definições públicas do que o consenso geral julga valioso."
 
 
 
 
Alunos: Mariana D'Alberto El-Fazary, Raffaela Silvestre Porcote e Rodrigo de Lorenzi Oliveira

2 comentários:

Celina Alvetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celina Alvetti disse...

ok constatações.
obs: revisar melhor.