sexta-feira, 8 de março de 2013

A comunicação segundo a teoria hipodérmica, por Mauro Wolf

"A posição defendida por este modelo pode sintetizar-se na afirmação segundo a qual «cada elemento do público é pessoal e directamente 'atingido' pela mensagem (Wright, 1975,97). Historicamente, a teoria hipodérmica coincide com o período das duas guerras mundiais e com difusão em larga das comunicações de massa e representou a primeira reacção que este último fenómeno provocou entre estudiosos de proveniência diversa."
(Teorias da comunicação - Mauro Wolf)

 
A teoria hipodérmica da comunicação, está localizada na divisão conhecida como comunicação de massa. Sua principal característica é afirmar que uma mensagem enviada a um grupo irá atingir todos os receptores da mesma forma.
Os conceitos que envolvem a teoria hipodérmica foram elaborados durante a década de 1930, pela escola norte-americana e foi motivada pela busca por uma maneira de entender como a comunicação influencia o comportamento de toda a população, como consequência era possível determinar as estratégias que seriam utilizadas para determinar o comportamento da população.
Outra característica encontrada na teoria hipodérmica é basear-se em que todo estimulo que é causado por uma mensagem, irá sempre obter uma resposta, que não irá enfrentar qualquer resistência através de seu receptor. O individuo passa ter como sua principal característica nesta teoria a sua passividade. A mídia passa ser analisada com embasamento no Behaviorismo, que nada mais são conjuntos de teorias psicológicas que definem como estudo o comportamento.
Como  foi a primeira teoria da comunicação a ser criada, a teoria hipodérmica foi a base de criação para outros estudos comunicacionais.
Alunos: Amanda Souza, Bruna Kurth, Isabella Lanave e Thiago Vilas Boas.

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok do ponto de vista teórico.
no entanto, vcs não postaram um conceito de comunicação de um autor. " de acordo com Fulano, comunicação é..."
e sim falaram da teoria hipodérmica.
por favor, substituam por outro conceito, que não trate de uma teoria, ok?