sexta-feira, 1 de março de 2013

Comunicação é diálogo

Comunicação segundo Jair Fante, Secretário Geral da Diocese de Cáceres

"A palavra comunicação vem do latim communis, que quer dizer coisa comum, portanto, está dentro do conceito de relações e de comunidade. Por isso comunicação é um diálogo; isto é, uma via de mão dupla que implica em participação, troca de informações, tornar comum as ideias que se tem.

A comunicação permite assim, o entendimento entre as pessoas, a troca de pensamentos e a união daquelas que estão isoladas ou afastadas do convívio comunitário. A comunicação é deste modo, essencial para nossa vida; ela é uma atividade educativa e permite rica troca de experiências, inclusive, entre pessoas de gerações diferentes.

O ser humano é um ser de relações, de comunicação e, portanto, um ser social. É pela comunicação que acontece a transmissão de ensinamentos, de experiências de vida e tantas outras coisas que oferecemos ou recebemos no convívio quotidiano."

Por: Maria Fernanda Moretti Schneider, aluna do terceiro período de jornalismo, turno matutino, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Fonte: Artigo públicado no Jornal do Oeste, intitulado Comunicação é diálogo, de Jair Fante.

2 comentários:

Celina Alvetti disse...

a definição é adequada, correta. No entanto,a proposta é dar a palavra a a um teórico da comunicação, ou seja, a um autor que tenha elaborado um conceito de comunicação.

do grupo: a Marcela informou, por email, q estava sem a senha. Informei q a senha está no plano de ensino. acho q vcs não postaram como grupo (o espaço é o blog, apenas).
como vc postou, vou considerar como grupo, ok?

MFC Jovem Curitiba disse...

Ok, professora! Estou mandando o novo conceito juntamente com meu grupo: Marcela, Renata e Mayara.

Beijos, Maria Fernanda!