sexta-feira, 8 de março de 2013


"Comunicação é uma palavra que vem do latim communicare, que tem o significado de: trocar opiniões, partilhar, tornar comum, conferenciar.
Não existe uma definição de consenso para comunicação. No ato de comunicar os signos e os códigos sempre estarão presentes. Também podemos afirmar que os signos e os códigos são transmitidos e nesse processo de remeter ou receber signos e códigos dá-se o ato de comunicar. Por isso podemos afirmar que toda a comunicação envolve signos, significantes, significados, decodificações entre locutor e ouvinte.Todo e qualquer ato de comunicação é impulsionado por vários sistemas de ligações que se completam em diversas situações e adequadamente à nossa percepção. O ato de beijar: “a mãe” é diferente do beijo “na namorada, na esposa, na filha, no afilhado, na amiga e na vizinha”, falar uns com os outros, assistir televisão, ouvir rádio, ler uma crônica esportiva em tal jornal etc. Todo o ato de comunicar tem a sua dimensão sociocultural.A comunicação pode ser realizada também através do contato físico (abraços, beijos, relações sexuais, carinhos etc.); da expressão corporal (acenos, olhares, choros, risos, gestos, etc.) é uma prática efetivada através dos diferentes sistemas simbólicos. É ilimitada a capacidade do homem se comunicar tanto verbalmente como não-verbalmente. O homem é um fenômeno social que avança nos campos científico e tecnológico. É o único ser vivo que se comunica através de código digital, analógico e através da mensagem realiza a interação social."

TRIGUEIRO, Osvaldo. O estudo científico da comunicação: avanços teóricos e metodológicos ensejados pela escola Latino-Americana.


Carol Mildemberger, Ísis Carvalho, Silvia Tokutsune. Jornalismo – 3º período, manhã. 

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok
na próxima vez, escolham um teorico da comunicação para citar.
por favor, lembre-me de falar sobre isso na próxima aula.