quinta-feira, 7 de março de 2013

Comunicação, segundo Philip Kotler

"O modelo de comunicação responde (1- Quem? 2- Diz o que? 3- Em que canal? 4- Para quem? 5- Com que efeito?) ao longo dos anos desenvolveu-se um modelo de comunicação com nove elementos, dois elementos representam as principais ferramentas da comunicação, o emissor e o receptor. Outros dois representam as principais ferramentas da comunicação, mensagem e os veículos. Quatro representam as principais funções da comunicação codificação, decodificação, resposta e feedback. O ultimo elemento representa o ruido do sistema". (KOTLER. 2000, pg. 571)


Ainda segundo Kotler (2006), “A eficácia da comunicação depende de como a mensagem é expressa, assim como do conteúdo da mensagem em si. Uma comunicação ineficaz pode significar que se optou por uma mensagem errada, ou que a mensagem certa foi transmitida insatisfatoriamente”.

Alunas: Bianca Caroline, Caroline Rodelli, Cássia Ferreira,  Isabel Maria, Juliana Reis, Mariana Therézio (Jornalismo - Noite 3ºP)

3 comentários:

Celina Alvetti disse...

ok, adequado.
só uma dúvida: no primeiro parágrafo, o Kotler não informa q está tratando domodelo de shannon-weaver?

miudo disse...

O modelo de kotler não é de facto idêntico a modelo de shannon e weaver

Anônimo disse...

Qual seria a pagina da citação acima: "A eficácia da comunicação depende de como a mensagem é expressa, assim como do conteúdo da mensagem em si. Uma comunicação ineficaz pode significar que se optou por uma mensagem errada, ou que a mensagem certa foi transmitida insatisfatoriamente." ?