quinta-feira, 7 de março de 2013


Conceito de Comunicação 

"Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.
Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as idéias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito."

“Os meios são usados pelos interlocutores para transmitir sua mensagem. São eles: o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho. O locutor usa sua voz, o roteiro, o disco, a emissora de rádio, a fita gravada” (BORDENAVE).

Fonte: Artigo de Ana Vasconcelos ( http://ana-intervalo.blogspot.com/2009/02/o-que-e-comunicacao.html)
            BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. S. Paulo: Brasiliense, 2002 (27a. ed.)
         
Equipe: Getulio Xavier, Jordan Marciano, Lucas Prestes e Vinicius Cordeiro
Jornalismo – 3º período - Manhã

2 comentários:

Celina Alvetti disse...

ok, postagem adequada. o Juan Diaz Bordenave, pesquisador latino-americano importante, morreu há pouco tempo.
vejam lá

http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3890:destaques-intercom-divulga-ultima-entrevista-de-juan-diaz-bordenave&catid=253:ano-9-no-227-13-de-fevereiro-de-2013

Celina Alvetti disse...

obs: prefiro q destaquem o conceito de bordenave, nao ana vasconcelos,ok?
por favor, mudem o título.