sexta-feira, 14 de junho de 2013

Luiz Gustavo Vieira - repórter da editoria Guia Gazeta do Povo

A rotina de um repórter da Gazeta do Povo já começa cedo. Às 8h da manhã, Luiz Gustavo Vieira, repórter da editoria Guia Gazeta do Povo, já está na redação checando as pautas e o conteúdo programado para o dia. Com conteúdos voltados para roteiros artísticos que acontecem na cidade, a editoria é inteiramente online, e, às vezes, ganha espaço na versão impressa do jornal, no Caderno G.
“Geralmente, o repórter cobre três pautas diariamente, mas, apenas uma matéria entra no site do Guia Gazeta do Povo. As outras duas ficam na ‘gaveta’ para entrar em outros dias da semana, como no sábado e domingo”, conta o repórter. As pautas são programadas pela editora e, segundo ele, todas as editorias da Gazeta do Povo trabalham desta forma, variando o número de editores conforme a necessidade. Portanto, não há pauteiros. Mas, pelo menos uma vez por semana são realizadas as reuniões de pauta, onde são discutidos os assuntos que estão acontecendo e que vão acontecer ao longo da semana, como shows, exposições e lançamentos. Nessas reuniões é que são decididos os fatos que serão cobertos e as necessidades de conteúdos extras, como charges, vídeos e inforgráficos.
As fontes das matérias já estão indicadas na pauta ou podem ser escolhidas pelo próprio repórter. E, assim que vão sendo produzidas já começam a ser revisadas pelo editor, contudo, o tempo de produção varia muito conforme o assunto e o deadline. “Mesmo a definição de pauta sendo tarefa do editor, nós também temos autonomia para tomar decisões quando algo importante acontece”, completa.
Luiz conta que, a quantidade de trabalho é maior no período da manhã. Até ás 11h30 ele dedica-se a verifica o conteúdo que os trainees programaram no dia anterior, pela noite, para entrar no dia seguinte.
Mas a correria chega a ser maior aos sábados, domingos e feriados, que são os dias do plantão, que acontecem das 10h às 16h e das 16h às 00h. O plantão do jornal é dividido por escalas: trainees, editores e repórteres. Luiz diz que trabalha muito mais nesses dias, pois fica o tempo todo cadastrando matérias de agências no site.

Grupo: Alessandro Silva, Amanda Bedide, Guilherme Liça, Hellen Ribaski, Lara Farias e Rodrigo Dornelles


Um comentário:

Celina Alvetti disse...

boa descrição da rotina.