quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A comunicação aos olhos de Marshall McLuhan



“Não percebemos a luz elétrica como meio de comunicação simplesmente porque ela não possui ‘conteúdo’. É o quanto basta para exemplificar como se falha no estudo dos meios e veículos. Somente compreendemos que a luz elétrica é um meio de comunicação quando utilizada no registro do nome de algum produto. O que aqui notamos, porém, não é a luz, mas o ‘conteúdo’ (ou seja, aquilo que na verdade é um outro meio). A mensagem da luz elétrica é como a mensagem da energia elétrica na indústria: totalmente radical, difusa e descentralizada. Embora desligadas de seus usos, tanto a luz como a energia elétrica eliminam os fatores de tempo e espaço da associação humana, exatamente como o fazem o rádio, o telégrafo, o telefone e a televisão, criando a participação em profundidade.” 

 MCLUHAN, Marshall,"Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem", São Paulo: Cultrix, 1969. 23 p.

Acessado em 21/08/2012 às 00h15.

Grupo de pesquisa: Thauane de Jesus, Gabriela Bevilaqua, Marcos Sudoviski e Vinícius Frank Vaz.

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

a citação é bem bacana e pertinente, mas não foi o proposto na atividade.
o que foi proposto - postar um conceito de comunicação.
por favor, pesquisem um conceito de comunicação e postem, citando a fonte pesquisada.