terça-feira, 20 de agosto de 2013

A comunicação como fonte de conhecimento

      "Assim, epistemologicamente falando, primeiro, a comunicação, como uma das três raízes da racionalidade, é uma das fontes primeiras ou ponto de partida do conhecimento; segundo, participa do processo que faz com que os dados do mundo objetivo se transformem em juízos ou afirmações acerca do que é comunicado a alguém; terceiro, promove a transição do antigo papel do sujeito cognoscente diante do objeto cognoscível para uma intersubjetividade compartilhada que, por meio do consenso e do entendimento mútuo, estabelece as condições do conhecimento verdadeiro; quarto, o conhecimento novo surge por meio da renovação do consenso; e, por fim, propõe uma epistemologia politizada  cuja busca pela verdade está submetida às condições sociais que geram o consenso que a define.

  • Portanto, no novo paradigma não basta apenas, por meio da representação, dar a entender que algo é verdadeiro – condição suficiente para o paradigma da subjetividade e da consciência –; o que importa em uma ação comunicativa é chegar ao entendimento mútuo acerca de algo e se possível alcançar um consenso construído socialmente por meio do diálogo. “É só na qualidade de participantes de um diálogo abrangente e voltado para o consenso que somos chamados a exercer a virtude cognitiva” (HABERMAS, 2004, p. 10). Dito de outro modo, o falante realiza um ato de fala a respeito de algo, o ouvinte compreende e aceita, o entendimento mútuo se estabelece acerca da validade racional do ato de fala. Em sentido restrito, o consenso acerca deste algo surge como um acordo entre o falante e o ouvinte que compartilham as mesmas razões e, assim, reconhecem a validade racional do que é dito e do ato. Neste momento, a comunicação exerce sua função fundamental no processo de obtenção do consenso social."



  • ROSSETII, Regina e GIACOMINI, Gino. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo  vol 7 n.18  p.163 mar. 2010


  • Aline Bonn, Bruno Mendes, Gabriel Massaneiro, Mariana Benevides, Natália Moraes

3 comentários:

Celina Alvetti disse...

o conteúdo postado é relevante, mas não corresponde ao proposto, que é a postagem de um conceito de comunicação.
por favor, pesquisem um conceito de comunicação e postem novamente.

acadêmicos do segundo ano de Jornalismo da PUCPR disse...

oi professora,
já atualizamos, veja se está certo agora.

Celina Alvetti disse...

complexo, hein? hehe mas valeu!