terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Teoria Hipodérmica

A Teoria hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica. 

Segundo este modelo uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. 
Os conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação, 
Com ênfase nos efeitos da comunicação sobre o comportamento da população. coincide, historicamente, com o período do entre - guerras onde a propaganda de massa começa a ser utilizada como estratégia de guerra e as pessoas despertam para os seus efeitos no totalitarismo. 
Onde populações heterogêneas eram unidas em torno de um ideal comum. 
As mensagens midiáticas ganharam o status de "balas mágicas" com o poder de atingir toda uma população de maneira uniforme. 
Responde, sobretudo à interrogação: que efeito eles produzem numa sociedade de massa? 
Para compreender melhor a Teoria Hipodérmica, é fundamental definir o conceito de sociedade de massa. A massa é constituída por um conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros são considerados iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes diferentes, heterogêneos, e de todos os grupos sociais. 

Harold Lasswell 


Lasswell pode ser considerado um dos "pais" da teoria hipodérmica. O estudo sistemático e rigoroso dos conteúdos da propaganda constituía um modo de revelar a sua eficácia, incrementando as defesas contra ela (de Outubro de 1937 a Dezembro de 1941, funcionou um Institute for Propaganda Analysis, que Publicava um boletim mensal cujo objetivo era "ajudar o cidadão inteligente a descobrir e alisar a propaganda"). Alguns títulos dos trabalhos de Lasswell são elucidativos: Propaganda Technique in the World War (1927) (análise dos temas principais da propaganda americana, inglesa, francesa e alemã, entre 1914 e 1917); World Revolutionary Propaganda (primeira tentativa para avaliar o volume e os efeitos da 
propaganda do movimento comunista em Chicago, 1939); The Propaganda Technique of the Panphlet on Continental Security (análise dos símbolos políticos e da sua utilização como propaganda, 1938). 





FONTES: Blog Teoria C Social <http://teoriacsocial.blogspot.com.br/> e Blog Teorias da Comunicação Profa Dra. Lilian França - UFS <http://teoriasdacomunicacaolilianufs.blogspot.com.br>



Equipe: Daniel Malucelli, Daniela Leal, Julia Baggio e Monique Benoski


Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ainda que tenha relação com o conteúdo da disciplina, não foi o proposto na atividade.
o que foi proposto - postar um conceito de comunicação.
por favor, pesquisem um conceito de comunicação e postem, citando a fonte pesquisada.