sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Comunicação e suas diversas teorias

"A comunicação, em primeiro lugar, é algo que violenta o pensamento, como diz Deleuze. Ser violento aqui é nos forçar a pensar e as coisas que nos fazem pensar, diz o filósofo, são mais importantes que o próprio pensamento." Ciro Marcondes Filho

"Os meios são usados pelos interlocutores para transmitir sua mensagem. São eles: o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho. O locutor usa sua voz, o roteiro, o disco, a emissora de rádio, a fira gravada." Bordenave


Na lingüística,  Souza (1973, p. 209) sugere que a Lingüística e Teoria da Comunicação tem-se contribuído mutuamente Seria bizantinismo discutir-se, entre Lingüística e Teoria da Comunicação, qual a que maior contribuição prestou à outra, já que elas se ajudam reciprocamente, numa estreita correlação. É pacífico, desde Aristóteles, que o homem é um ser social. Nem todos, porém, concordam com os fundamentos dessa sociabilidade. Ninguém pode negar, entretanto, que a comunicação, principalmente a linguística é condição basilar dessa sociabilidade, que pressupõe um intercâmbio entre os homens a fim de que seja possível a transmissão, de um para o outro, de experiências, conhecimentos e apelos.

Souza Brasil (1973, p 76), enxerga a cultura como subordinada às formas de comunicação Ora, se a existência da cultura está subordinada a forma de comunicação do tipo humano, isto é, comunicação simbólica, temos que admitir que os fundamentos da comunicação precisam ser buscados nos caracteres biológicos do homem, pois cultura e comunicação simbólica surgiram na terra simultaneamente como o próprio gênero humano. Assim, cultura e comunicação são conceitos suplementares, não se constituindo, nem um nem outro, fundamento mas condição necessária para compreensão e existência de cada um.

Referencias: BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. S. Paulo: Brasiliense, 2002 (27a. ed.)  
SOUZA, Marcondes Rosa. Fundamentos lingüísticos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.) Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 207-239. 

SOUZA BRASIL, João Pompeu. Fundamentos antropológicos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.). Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 74-103.

Alunos: Rafaela Moreira Rosa, Lucas Vaz, Raissa Daniella Correa Gomes

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok, a primeira parte (até a ilustração) já é suficiente para o proposto, ok?