quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comunicação?

"De imediato, podemos classificar a comunicação conforme propõem os dicionários, assim o termo seria apenas mais um substantivo feminino: '1. ato de comunicar; informação, aviso; 2. passagem, caminho, ligação'. (Rocha 1997, p.154). Mas tal classificação, além de insuficiente para descrever o fenômeno, se serve do longo processo de desenvolvimento da linguagem para simplificar um dos fenômenos mais importante da socialização, cujos limites sempre estão por vir (...)
Resgatando o termo em sua etimologia Marques de Melo (1975, p. 14) lembra que 'comunicação vem do latim -communis-, comum. O que introduz a idéia de comunhão, comunidade' (grifos do autor).
(...) Acolhendo o pressuposto de Berlo, Sousa (2006, p. 28) assume o conceito de comunicação como processo, em razão de que o termo 'designa um fenômeno contínuo [...] com sua evolução em interação'.
(...) Também Marques de Melo traça um rápido panorama da comunicação por meio dos diversos conceitos: o científico, o filosófico e o estrutural. Adotando este último para trilhar, o autor resume a comunicação enunciando: 'Comunicação é o processo de transmissão e recuperação de informações', mas adverte para o fato de que '[...] ao analisar o fenômeno comunicativo, cada ciência e corrente filosófica utiliza a sua própria perspectiva, a sua própria terminologia, os seus conceitos específicos'"






Comunicação: conceitos, fundamentos e história (
PERLES, João Batista.)Disponivel em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-comunicacao-conceitos-fundamentos-historia.pdf


Alunos: Camila Marçal, Dayanne Wozhiak, Igor di Santo, Luciana Prieto e Luiz Silvestre Jr.

Um comentário: