quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Teoria do Cultivo - George Gerbner



"Gerbner é o criador da chamada Teoria do Cultivo. Em sua teoria ele defende que a televisão socializa, ou cultiva os públicos em uma visão comum do mundo com a implantação de valores comuns, na configuração de espaços descritos por ambientes homogêneos. O teórico se interessa principalmente pelas conseqüências derivadas do consumo naqueles em que predominam os aspectos violentos.

[...]
Os efeitos são mais evidentes quando o emissor busca um “público objetivo” e cria uma linha narrativa que o atrai, e também por um vetor de “convergência” que se projeta sobre o conjunto da sociedade a partir da visão dos consumidores de TV mais intensos.
Segundo Gerbner, a TV não desenvolve o caráter agressivo ou qualquer outro em um individuo porem a exposição prolongada à TV favorece o desenvolvimento das atitudes violentas, anti-sociais, pessimistas e paranóica. Isso acontece porque o individuo com maior nível de consumo de TV, tende a construir a percepção da realidade através do que lhe é dito pela televisão, e essa percepção é mais pessimista em relação àquela criada por outros indivíduos, segundo o teórico."

Bibliografia do autor: GERBNER, George. Téorico da Comunicação. Principais Obras: Child Abuse: Na Agenda for Action (1980); World Communications: A Handbook (1984); Mass Media Policies in Changing Cultures (1977).

AutoresLorena Castro, Nayara Oliveira, Rafaela Silva e Jéssica Monteiro.


Grupo: Aryane Monteiro, Kauany Miguel e Samantha Mahara Martynowicz.



2 comentários:

Celina Alvetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celina Alvetti disse...

não foi o proposto na atividade...
o que foi proposto - postar um conceito de comunicação.
por favor, pesquisem um conceito de comunicação e postem, citando a fonte pesquisada.

outra questao - parece que citaram outro trabalho acadêmico. é necessário que postem o que o teórico diz, ok?