quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que é comunicação? Onde vemos a comunicação em nosso dia-a-dia?

O Que é Comunicação?

Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra.

Num conceito mais amplo e moderno, o profissional precisa proporcionar uma comunicação clara e precisa ter decisões rápidas, visão e ação integral, iniciativa própria e informação plena do negócio da empresa.

Cada período de comunicação é diferente de qualquer outra.

O processo de comunicação é composto de três etapas divisivas:

1 - Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.

a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.

b) Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.

2 - Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja comunicar.

a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.

b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.

3 - Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.

a) Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.

b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.

c) Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor, representa a volta da mensagem enviada pelo emissor(Feedback).


Um exemplo de como vemos a comunicação no nosso cotidiano são as propagandas. Veja este vídeo do site youtube, onde o autor representa quatro tipos de comunicação através de propagandas.
video 


Grupo: Beatriz Lima, Camila Costa e Laís Holzmann
Jornalismo 2ºperíodo/manhã

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

trata-se de um comentário sobre comunicação de massa, não um conceito de comunicação propriamente.

o último parágrafo parece um pouco truncado.

prefiro que postem um conceito de comunicação (não de massa), por favor.