quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comunicação segundo Cicilia Peruzzo

Para Peruzzo existem três conceitos de comunicação: a popular, a alternativa e a comunitária, que enfatizam as reelaborações processadas na atualidade. "O objetivo é resgatar seus conceitos no contexto dos movimentos sociais e comunidades, observando suas congruências e distinções. Conclui-se que novas práticas atualizam as formas de comunicação dos segmentos subalternos da sociedade."

A comunicação comunitária é caracterizada por processos de comunicação baseados em princípios públicos, tais como não ter fins lucrativos, propiciar a participação ativa da população, ter propriedade coletiva e difundir conteúdos com a finalidade de educação, cultura e ampliação da cidadania.

A comunicação popular representa uma forma alternativa de comunicação. Ela não se caracteriza como um tipo qualquer de mídia, mas como um processo de comunicação que emerge da ação dos grupos populares.


A expressão comunicação alternativa surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada á linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censurado do regime militar no Brasil. Nesse caso denomina-se imprensa alternativa.


Fonte: http://www.unifra.br/professores/rosana/Cicilia+Peruzzo+.pdf


Alunos: Álvaro Lunardon, Lucas Morking, Paulo Morschbacher e Wesley Fernando.

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok, ainda q o conceito da peruzzo (acho q é CEcilia) seja mais específico. o ideal seria um conceito mais geral, básico.