quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comunicação, segundo David Berlo


Definir um conceito exato de comunicação chega a ser um pouco abrangente e delimitado, uma vez que qualquer tipo de ação e comportamento sendo subjetivo ou não é sinal, uma simbologia determinada comunicação. Entretanto na comunicação humana há seis tipos de comunicação.

 1- Intrapessoal; Comunicação consigo mesmo.
 2-Interpessoal; Comunicação entre dois indivíduos. 
3- Grupal; Comunicação no seio do grupo. 
4-Organizacional; Comunicação desenvolvida no seio de organizações, por exemplo, empresas. 
5- Social; Comunicação desenvolvida para grupos heterogêneos e grandes pessoas denominada difusão, comunicação para massas.
 6-Extrapessoal; Comunicação desenvolvida com animais e maquinas. 

Também podemos ter a comunicação mediada; Comunicação feita por dispositivos técnicos de comunicação. E, a comunicação não mediada que acontece pessoalmente. 

Segundo Berlo “É o processo mediante o qual um emissor transmite uma mensagem por meio de um canal para um receptor”. Que possui etapas sendo que cada período de comunicação é diferente de qualquer outra. 



O processo é composto de três etapas subdivididas:
 1- Emissor; Corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar e o codificador; que é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem. 2- Mensagem; É a ideia em que o emissor deseja comunicar. Tendo o canal; também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor e o ruído que falha que é falha no processo de comunicação. 
3- Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada. Tendo o decodificador; que decifra a mensagem, compreensão que é o entendimento do receptor e regulamentação que é o feedback do emissor. 

Pode-se, portanto, dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão de receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor e sua linguagem. 


Referencias: BERLO, David K. O processo de comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo, Martins Santos, 2003


Alunos: Ana Paula Rusycki, Anna Caroline Augusto Pires, Gabrielle Pacheco Ferst, Julyana Lara Dal' Bó e Matheus Urbano.


Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok, correto, boa fonte. poderia ser mais sintético.