quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conceito de Comunicação segundo Pierre Bourdieu

A comunicação, no livro de Lúcio Miranda sobre o autor abordado neste trabalho, Pierre Bourdieu e o campo da comunicação (Coleção comunicação, 34: 2005), é um fator da vida social humana. Portanto, não se a estuda isoladamente, mas sim a partir das noções de sociabilidade humana e das relações de poder, ou, como definido por Rudiger (1998, p. 38) : o “principio de sociabilidade”.
Logo, segundo Miranda, para Bourdieu o conceito de comunicação deveria ser entendido como uma competência para a construção do ser social, “O Ser Humano utiliza-se dela para interagir com seus semelhantes e, desta interação, constitui coletivamente o conhecimento.” (Miranda, 2005, p.9). Por isso, sua teoria se apóia no estruturalismo construtivista, no qual a comunicação seria um meio para a sobrevivência cultural do ser humano dentro da sociedade.

Bourdieu foi um sociólogo francês, se utilizou tanto dos conceitos da Escola de Frankfurt, em sua análise dos meios de comunicação, e dos Cultural Studies , já que o receptor era o fundamento de sua teoria do conhecimento. Nasceu na França, em 1930, e morreu, em seu país, em 2002.



















Trabalho feito por, Caroline Ribeiro, Loraine de Fátima Mendes, Roberta Nassar e Vinícius Costa Pinto.




Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok, o Bordieu é uma ótima referencia.
o q vcs fazem, parece, é fazer uma citação (Miranda) de citação (Bordieu). O ideal seria ir diretamente no Bordieu.