sexta-feira, 30 de maio de 2014

Posso falar ou a maioria não deixa?


Ao analisarmos a teoria do Espiral do Silêncio de Elisabeth Noelle-Neumann, percebemos que a mídia é uma grande influenciadora na sociedade. Segundo Elisabeth tal influencia é muito maior do que as pessoas imaginam. Ela vai além da formação de opinião e atinge também o comportamento social e pessoal dos receptores.

A partir disto, quando veículos de comunicação expõem ou impõem o seu posicionamento em relação a algum fato, grande parte do público assume o mesmo posicionamento, muitas vezes de forma impensada e acrítica.  A mídia se utiliza da mass mídia, ou seja, comunicação de massa, pois tem a possiblidade de atingir mais pessoas, e deste modo, influenciar maior número de opiniões convergentes, formando uma unanimidade opinativa.

Por outro lado, as pessoas que não compactuam com a opinião da massa evitam expor a sua opinião por medo do isolamento, visto que a maioria entende o posicionamento contrário como um pensamento errado. Isto causa um isolamento, que faz com que as pessoas de opinião contrária concordem com a maioria para não sofrer uma rejeição social.

Grupo: Daniela Gusso, Dayanne Wozhiak, Fernanda Maldonado, Luciana Pietro, Rafaela Moreira



Nenhum comentário: