quarta-feira, 28 de maio de 2014

Torcidas Organizadas




As torcidas organizadas são um grupo de pessoas que compartilham o mesmo interesse por um determinado clube. Devido ao interesse esses torcedores decidem apoiar o clube de uma forma mais intensa, levando ao estádio bandeiras, baterias e ensaiando músicas.
As torcidas se reúnem em sedes para organizar eventos, como viagens para outros estados para acompanhar o clube ou ensaios e possuem seus próprios uniformes, respeitando as cores do clube mas carregando seu nome.
A primeira torcida organizada do Brasil foi a torcida do grêmio são paulino, torcida do São Paulo, atualmente todas os times tem torcidas, as vezes mais de uma para o mesmo clube.
Muitas vezes as torcidas organizadas são associadas nas mídias por violências em estádios ou como organizações do crime organizado. O fato dos integrantes serem pessoas totalmente aleatórias, alguns integrantes realmente são bandidos e usam o grupo para outros fins.
Contudo vale ressaltar que existem pessoas bem intencionadas e mal intencionadas também.

As torcidas consumem principalmente materiais do clube como ingressos, camisas, faixas, consumo nos estádios com alimentos e bebidas. Ao redor dos estádios em dias de jogos o consumo em bares e restaurantes também aumentam. Outros torcedores ainda podem consumir pay per view.          


Alunos: Álvaro Lunardon, Lucas Morking, Paulo Morschbacher e Wesley Fernando.

Nenhum comentário: