segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Por Ana Carolina de Souza - 3º período

Baseando-se no texto de Antonio Hohlfeldt, podemos entender a importância do newsmaking na área do jornalismo. Para Hohlfeldt (2001) o newsmaking é um estudo ligado à sociologia das profissões que dá ênfase à produção de informações e estuda o profissional jornalista e suas interpretações da notícia, ou seja, a capacidade de participar do acontecimento em suas diferentes etapas, desde a captação de informações até a forma com que ele vai chegar ao receptor. O estudo do autor está voltado principalmente à compreensão do papel do profissional da informação enquanto intermediário entre o fato e a notícia, que constitui na publicação da narrativa do episódio. De acordo com Hohlfeldt, os estudos sobre nesmaking incluem ainda uma análise do relacionamento entre as fontes e os jornalistas, além das etapas de produção informacional pelo repórter seu tratamento, edição e sua distribuição.

Hohlfeldt analisa a hipótese do newsmaking da perspectiva comunicacional e a considera válida para fundamentar os estudos realizados na área. O jornalista analisa o newsmaking do ponto de vista da noticiabilidade dos fatos.

Ligada a essa noticiabilidade está a questão do valor notícia: "conjunto de elementos e princípios através dos quais os acontecimentos são avaliados pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de produção de resultados e novos eventos, se transformando em notícia”. Um fato só vai ser notícia depois de passar por um processo de filtragem (gatekeeping) da redação. Para Hohlfeldt, o processo de coleta de informações vem sofrendo uma gradual mudança com o decorrer dos anos, e isso interfere na própria forma de fazer o jornalismo.

A praticidade de hoje, com telefones, celulares e outras tecnologias, leva o autor a apontar que a captação de informações está mais “fácil” do que antigamente, quando o jornalista tinha que “sair à caça de informações”.

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok, boa obs final. poderia fazer um comentário seu, a respeito.