domingo, 5 de outubro de 2014

Sobre o Newsmaking

Por Lucas Henrique Morking Ramos

O newsmaking é um estudo sobre a construção da notícia até chegar ao leitor. Parece um processo simples de emissor/receptor, mas o estudo procura compreender a apuração da informação, relacionamento do profissional com fontes e colegas e a seleção dos fatos até se tornarem notícias. 
                Mauro Wolf aponta corretamente que newsmaking é um estudo ligado à sociologia do profissional jornalista. Wolf reforça o argumento de que o estudo da ênfase à produção da notícia, desde a captação passando por tratamento e edição.
                Quando se fala de newsmaking é imprescindível não relembrar o conceito de Gatekeeping, que é aquele que seleciona o material a ser divulgado pelo veículo. Operação importantíssima para a produção da informação, pois é a partir da escolha de pauta que o repórter começa seu trabalho.
                Compreendemos então que o Gatekeeper é responsável pela seleção dos fatos a serem noticiados, agora é importante lembrar outro conceito, que explica como ele faz essa seleção.
                Esse conceito são os valores notícia (News value), proximidade, notoriedade, novidade e utilidade, para ser publicado por qualquer veículo, uma matéria deve conter no mínimo algum desses aspectos.
                A partir da escolha do gatekeeper, passamos para a próxima etapa, que é quando um jornalista responsável faz a pauta, este momento é vital para a produção da notícia, pois aqui será dado o enforque e serão selecionadas as fontes.  
                Finalmente alguém fará a reportagem, e é nesse trabalho de telefonar, entrevistar, escrever, vemos talvez a parte mais importante do newsmaking, mesmo já tendo passado por no mínimo duas mãos de profissionais.
                Esse seria o resumo do que é newsmaking, mas para finalizar vale lembrar a função do editor, pois ele tem o poder de cortar a matéria, logo ele também participa da criação. Até porque uma reclamação frequente de jornalistas é sobre o corte de suas matérias, que depois de prontas, outras mãos fazem “ajustes”.
                Acrescento ainda profissionais como fotógrafos e diagramadores, mesmo o trabalho deles não interferindo no texto, eles são responsáveis por ilustrar, o que complementa a informação explicada.

                Entendemos então que a produção da notícia passa por várias pessoas, antes de chegar até o receptor, e esse longo processo é chamado de newsmaking, que usa como critério para o caminho da notícia os conceitos de gatekeeping e news value.        

3 comentários:

Celina Alvetti disse...

ok, boa leitura.
vc consultou outras fontes?

Celina Alvetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celina Alvetti disse...

ok, boa leitura.
vc consultou outras fontes?