quarta-feira, 27 de maio de 2015

A hipótese do agendamento no Jornal Nacional.

Em seu livro Teorias da Comunicação, Mauro Wolf discute entre tantos outros assuntos, a teoria do agendamento, também conhecida como agenda setting.
A teoria do agendamento trata da ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa e na mídia. Assim, o agendamento seria a teoria de os meios de comunicação agendarem as conversas da população.
O autor trata em seu livro sobre a teoria do agendamento na televisão, um dos maiores veículos de comunicação e com grande importância na sociedade.
A televisão tem um certo impacte, a curto prazo, na composição da agenda do público. O melhor modo de descrever e distinguir essa influência será, talvez, chamar «agenda-setting» à função dos jornais e «enfatização» (ou spot-lighting) à da televisão. O carácter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda”. (WOLF, 160)
Um exemplo recente de agendamento na televisão é o acidente envolvendo a família do apresentador Luciano Huck. No dia 25 de maio, o Jornal Nacional exibiu uma entrevista exclusiva com Huck e Angélica com mais de 7 minutos de duração, um tempo longo para uma entrevista televisiva.
Se fosse uma família comum que caísse de avião, o jornal anunciaria apenas a queda de um avião, e é pouco provável que disponibilizasse 7 minutos de entrevistas com sobreviventes ou familiar. Mas como Huck e Angélica são um casal famoso e querido por grande parte da população brasileira, a mídia passou vários dias falando sobre o caso, e destinou grande parte do tempo para isto.
Entre o dia do acidente e a entrevista no Jornal Nacional, o acidente foi assunto muito presente em todas as redes sociais, fosse para divulgação do ocorrido, apoio aos acidentados ou como forma da população criticar a ênfase da mídia no assunto.















Charge do cartoonista Duke, disponível no site: http://www.domtotal.com/charges/detalhes.php?chaId=1192

Reportagem exibida no Jornal Nacional:  https://www.youtube.com/watch?v=aX7KY9ExzH8

 Isabel Bruder Woitowicz, 3º período.

Nenhum comentário: