domingo, 31 de maio de 2015

Agenda - Setting - Mauro Wolf

Mauro Wolf propõe em seu livro “Teorias da Comunicação”, as diferentes teorias e hipóteses que os meios de comunicação usam para conduzir a notícia ao seu público. Wolf aborda sobre a agenda-setting, que é uma forma de agendar o que o a população irá comentar ou pensar sobre determinado assunto durante o tempo que eles estarão focado nele.  O autor afirma que o meio que mais influência através do agendamento, é os jornais impressos, e ele utiliza de uma pesquisa feita por Benton e Frazier (1976), para explicar a sua compreensão.
 “Os dados obtidos revelam um efeito de agenda também para o segundo e terceiro níveis de conhecimento em particular para os consumidores da informação escrita, ao passo que, no caso dos telespectadores, o grau de correlação entre as agendas é baixo. É de notar, contudo, que mesmo os grandes consumidores de informação televisiva manifestam um efeito de agenda no segundo e terceiro níveis, que se liga, porém aos jornais (...)” (Wolf – p. 156 – 2009). Wolf, porém, não descarta a importância da televisão para o público, e explica que “O melhor modo de descrever essa influência será, talvez, chamar <> à função dos jornais e <> (ou spot-lighting) à da televisão” (Wolf – p. 161 – 2009).
A abordagem que os jornais impressos dão em relação aos jogos de futebol, considerando a partida em si, é diferente do enfoque das televisões. Analisando o jornal impresso e a televisão paranaense: os jornais são distribuídos pela manhã e geralmente o futebol arrebata a capa, sendo um dos temas principais do dia. Já os jornais televisivos, do cunho “sensacionalista”, pouco foco dá ao assunto, e os jornais com objetivo esportivo, relatam a partida, porém usam sua opinião para direcionar como a mesma deveria ter ocorrido. Exemplo é o jornal da Tribuna do Paraná, do dia 25/05/2015, que trouxe a capa a vitória do Atlético Paranaense, como “na calma e na raça”, e o Globo Repórter, com a transmissão do mesmo dia, aprofundou nos detalhes da partida, como a emoção da partida e dos jogadores. Exatamente como colocado por Wolf, jornal impresso sendo a agenda-setting e a televisão como a enfatização.
Por: Riana K. de Carvalho (3º Período - Noturno)

Capa da Matéria da Tribuna no Paraná - 25/05/2015.

Links utilizados: 
1) http://www.parana-online.com.br/capas/tribuna-do-parana/2015/5/25/

2) http://globoesporte.globo.com/globo-esporte/videos/t/edicoes/v/atletico-pr-segura-a-pressao-do-galo-e-vence-mais-uma/4205944/

Nenhum comentário: