domingo, 31 de maio de 2015

Agendamento



Em seu livro Teorias do Jornalismo, Mario Wolf faz um estudo sobre teorias ou hipóteses que os meios de comunicação utilizam para conseguir a atenção do público. Uma das teorias observadas no livro é o agendamento, mais conhecida como agenda setting, que consiste em agendar um determinado assunto por quanto tempo o veículo julgar ser necessário, pois assim existirá maior compreensão do público. Essa hipótese tende a reafirmar a importância que a mídia tem sobre a população.

Wolf afirma que manter o público atualizado sobre o assunto pode ser mais relevante do que a importância da notícia em si. Para ele “A memorização concentra-se mais na informação já adquirida do que na nova. A familiaridade com o assunto aumenta a facilidade de memorizar”. (p 73, 2009).

Sendo assim, podemos citar as várias matérias que circularam por todo Brasil na ultima semana contando todos os detalhes do pouso de emergência da família Huck. A pauta esteve presente em portais de notícia, rádio, TV, onde você olhava via notícias de atualização sobre o estado de Luciano Huck e Angélica. O Jornal Nacional teve uma entrevista exclusiva com o casal, onde o foco foi extremamente sentimentalista com frases do tipo: “Foi um milagre porque tudo quebrou, menos a gente. Eu ainda não consegui dormir porque eu fecho o olho e fico vendo tudo de novo”, já portais de notícia online, focaram no fato deles terem furado a fila do SUS. Resumindo, não importa como você está dando a notícia, ela só precisa ser explorada, para ser fazer parte do agendamento.


http://www.correiodoestado.com.br/cidades/luciano-huck-e-angelica-sao-atendidos-pelo-sus-e-estao-com-suspeita/247706/

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/luciano-falou-gente-vai-cair-conta-angelica-sobre-pouso-forcado.html





Camila Laís Borba

Nenhum comentário: