domingo, 31 de maio de 2015

Newsmaking - o mercado da notícia

Quais são os acontecimentos que se tornam notícias no cenário do mass média¿ É esse questionamento que faz refletir sobre A Teoria do Newsmaking nos veículos de informação. 
Neste campo de estudo,  o jornalista não é mais visto como reprodutor da realidade, mas como o produtor dela. Isto é, para que uma informação passe a se tornar pública, primeiramente precisa ser avaliada pelos critérios de valores notícias do veículo de comunicação. 
Para definir o grau de interesse e importância de tal informação,  Mauro Wolf no seu livro "Teorias da Comunicação"  característica os critérios avaliativos, principalmente, pelo seu o nível hierárquico.  Quanto mais o acontecimento disser respeito aos países de elite,  mais provavelmente se transformará em notícia. E quanto mais o acontecimento disser respeito às pessoas de elite, mais provavelmente se transformará em notícia (Wolf, 88).  Além desta avaliação, o teoria do newsmaking retrata a notícia de formar mercadológica, os critérios são orientados para a eficiência, de forma a garantirem o necessário reabastecimento de notícias adequadas, com o mínimo dispêndio de tempo, esforço e dinheiro. (Wolf, 86). Na matéria, matéria do dia 02 de Maio na Gazeta do Povo , "Celebração do nascimento da bebê real une rivais das eleições britânicas",  reportar o nascimento da filha do Príncipe William e sua esposa, além de envolver questões políticas da Inglaterra.  O que ressalta o critério de elitização da informações, pois não há nenhuma relação que envolve o Brasil e muito menos o seu papel social no âmbito local, e só ressalva a competição mercadológica com outros veículos de mass média em busca de lucro e leitores.

Nicole Lopes Genovez

Matéria: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/celebracao-do-nascimento-da-bebe-real-une-rivais-das-eleicoes-britanicas-a7hjh7abw2suw0gx040vodosc


Nenhum comentário: