domingo, 31 de maio de 2015

Newsmaking - Mauro Wolf

Um dos temas que Mauro Wolf trabalha em seu livro “Teorias da Comunicação” é a teoria do newsmaking, que defende que o jornalismo ajuda a construir a realidade.  Ele aborda como são definidos os critérios de noticiabilidade: é um equilíbrio entre a cultura profissional do jornalista e a organização do trabalho e dos processos produtivos. Esses critérios que decidem o que será – ou não – notícia.
 Segundo Wolf, “tudo o que não corresponde a esses requisitos é excluído, por não ser adequado às rotinas produtivas e aos cânones da cultura profissional”.
Alguns dos critérios de noticiabilidade criados a partir da teoria do newsmaking aparecem em vários veículos de comunicação, como é o caso do portal da Gazeta do Povo. No dia 20 de maio, a imprensa foi convidada para conhecer o primeiro Hard Rock Café do Brasil e isso rendeu vários posts ao portal paranaense. A mídia transformou um fato que poderia ser resumido em uma reportagem em várias. 
A Gazeta do Povo, além de falar sobre a abertura do bar/restaurante, fez, no mínimo, quatro publicações sobre o mesmo assunto, entre elas: uma sobre a memorabilia da casa, outra sobre os figurinos que compõe esta memorabilia e outra sobre o cardápio da casa.
Os critérios adotados por essa mídia transformaram um evento em inúmeras notícias. Fenômeno explicado pela teoria do newsmaking, já que as opiniões dos jornalistas, junto com a linha editorial do veículo, decidem o que será notícia e quanta importância ela terá.
Links de algumas matérias:

Gabrielle Comandulli - 3º período - manhã

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