domingo, 31 de maio de 2015

WOLF E A TEORIA DO AGENDAMENTO

Em seu livro Teorias da Comunicação, o estudioso Mauro Wolf, aborda diversas formas com que os veículos de comunicação apresentam os assuntos para o público através de diferentes mídias. Dentre as teorias em destaque, podemos citar a do agendamento, mais conhecida por agenda setting.
De acordo com o autor, o público-alvo de determinado veículo vai tratar aquele assunto com a mesma dimensão ou importância que foi dado em sua difusão. Isso deve ser planejado conforme uma rotina industrial. Segundo o pesquisador, “o carácter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda”. (WOLF, 160)
Nos últimos dias, observamos os veículos de comunicação, sejam eles jornais impressos, online ou na televisão darem bastante importância ao caso do pouso forçado, envolvendo a família dos apresentadores da Rede Globo de Televisão, Angélica e Luciano Huck. Foi disponibilizado grande tempo das edições dos telejornais para falar sobre o assunto. No Jornal Nacional, por exemplo, foi exibida, um dia depois do acidente, uma reportagem exclusiva do casal contando como foi a experiência. Uma forma de comover e atrair o público, utilizando também de valores-notícia como sensacional, drama e vida.
O caso do acidente com os artistas acabou suprimindo alguns assuntos que também aconteciam no país no mesmo momento, entretanto, de menor importância, segundo a grande mídia. Confira no link abaixo a entrevista: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/luciano-falou-gente-vai-cair-conta-angelica-sobre-pouso-forcado.html

José Luiz Moreira Junior - 3º período (manhã)

Nenhum comentário: