domingo, 31 de maio de 2015

Wolf - a Tematização e o Agendamento

De acordo com o livro Teorias da Comunicação (Lisboa, Presença, 2009), do sociólogo Mauro Wolf, o fato de uma tematização estar presente recorrentemente nas pautas de veículos noticiosos desencadeia em uma maior aceitação dos consumidores de notícias, visto que, de acordo com Wolf, “a memorização concentra-se mais nas informações já adquiridas do que na nova, ou seja, a familiaridade com o assunto aumenta a facilidade de o memorizar” (2009, p. 163). Esta constatação embasa o porquê do agendamento, visto que, quanto maior for a abordagem de um tema, maior será a sua compreensão, pregnância e permanência na mídia.

Um exemplo desta aplicação são as 64 reportagens da Gazeta do Povo veiculada do dia 1º de março ao dia 30 de maio de 2015 que retratam o período turbulento do transporte público na capital paraense e sua região metropolitana. É possível notar que as primeiras reportagens traziam o assunto com maiores explicações e de maneira mais superficial como na reportagem “Motoristas de ônibus de Curtiba e RMC aprovam indicativo de greve”, que traz o relato da possibilidade de greve no transporte público. Enquanto as reportagens mais recentes, como a “Cartão transporte da URBS, deixa de ser aceito para pagar passagens na RMC”, traz questões políticas e análises mais profundas, pressupondo que o leitor já teve contato com a temática.

Neste caso das reportagens da Gazeta do Povo relacionadas ao transporte público, fica evidente o funcionamento prático da teoria descrita, pois o veículo, ao agendar este assunto aumenta a familiaridade dos leitores com a tematização, o que reflete na permanência desta na mass media, visto que, o interesse público pode pautar a agenda setting.

Link 1:http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/motoristas-de-onibus-de-curitiba-e-rmc-aprovam-indicativo-de-greve-7m7bhbc06dit5nyvxhzywzx69

Link 2: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/cartao-transporte-da-urbs-deixa-de-ser-aceito-para-pagar-passagens-na-rmc-2pqu5vlz4ihij2vttre122503


                                    foto: João Pedro Rimenzoski

Gabriela Giannini

Nenhum comentário: