segunda-feira, 1 de junho de 2015

Agenda Setting e a Tematização

No livro “Teorias da Comunicação”, Mauro Wolf aborda várias teorias a respeito do jornalismo. Uma delas, é a Teoria do Agendamento, elaborada por Maxwell McCombs e Donald Shaw em 1970, a qual Wolf apresenta diversos desdobramentos, como a tematização.
A tematização, segundo Wolf (2009, p. 71), “é um procedimento informativo que se insere na hipótese do agenda-setting, dela representando uma modalidade particular: tematizar um problema significa, de fato, colocá-lo na ordem do dia da atenção do público, dar-lhe o relevo adequado, salientar a sua centralidade e o seu significado em relação ao fluxo da informação não-tematizada”.
A tematização, portanto, não é só o fato de reunir uma série de acontecimentos por um período de tempo estável, mas também o fato de fazer convergir essa mesma série de acontecimentos na denúncia de um problema que tenha um significado público e requeira uma solução ou uma decisão.  (ROSITI, 1982 apud WOLF, 2009)
Desta forma, nota-se que a greve dos professores estaduais paranaenses é uma temática e não somente uma categoria de acontecimentos. Dado que é uma problemática que causa efeitos em grande parcela da população paranaense, principalmente na estudantil. Devido ao grande interesse público, portanto, a mídia tem abordado com frequência o tema, sobretudo a local, devido a proximidade.
Wolf adiciona que pode supor-se para a imprensa um papel de produção de informação tematizada, que amplia a notícia, contextualizando-a e aprofundando-a. O que tem sido demonstrado pela Gazeta do Povo, por exemplo, quanto a greve dos professores, pois acompanha de forma mais profunda através de reportagens, vários acontecimentos ligados a paralisação, como as reivindicações dos professores e as medias medidas que têm sido tomadas pelo governo paranaense.
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/embate-entre-a-policia-militar-e-os-servidores-termina-com-213-feridos-74r8he7lqqkc14k4v1i84m118
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/sem-propostas-greve-esta-longe-do-fim-cogqbzjksck86fyz3lj540qra
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/em-nova-proposta-governo-promete-dar-reajuste-da-inflacao-por-3-anos-sindicatos-vao-fazer-assembleias-para-avaliar-7sqbpzvgf230aiinm7kku8316

Felipa Pinheiro - Jornalismo Noturno

Um comentário:

Celina Alvetti disse...

ok, correta aplicação das normas.
pertinente relação estabelecida com as matérias das greves.
observar revisão...craseeee hehe