segunda-feira, 1 de junho de 2015

Wolf - Agenda Setting

Está nítido que estudo dos meios de comunicação tem extrema importância para a sociedade, porque todos nós sabemos que a comunicação têm seu trabalho destinado a formação da opinião pública. É visível a influência dos meios de comunicação no cotidiano das pessoas, visto que temos uma infinidade de informações que são transmitidas por estes canais. As pautas são sugeridas pelos jornais, televisão, rádio e internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser falados.
Entre os estudos dos meios de comunicação, nos anos 70, surge a agenda setting, ou teoria do agendamento, resumidamente, esta teoria pressupõe que o jornalista é um dos principais formadores de opinião pública e que seu trabalho é informar a população;
No livro Teorias da Comunicação, Wolf diz que a hipótese de agendamento remete a mídia a maneira com que a mídia e os veículos de comunicação tentam mudar amaneira do público pensar.
A matéria analisada é do Portal Paraná Online escrita por Samuel Bittencourt, onde ele faz uma crítica a greve dos professores, se posicionando a favor dos alunos que são os mais prejudicados com a falta de aula. Há o agendamento, pois o jornalista tenta fazer com que os leitores fiquem do lado dos alunos e indiretamente, do governo que tenta sair como maior prejudicado.

http://cacadores.parana-online.com.br/curitiba/tempo-perdido/ 

Saila Caroline Rodrigues

Nenhum comentário: