segunda-feira, 1 de junho de 2015

Manifestações dos professores

           Entre os capítulos 2.3.3 à 3.4 do livro “Teorias da Comunicação” de Mauro Wolf, o autor aborda questões como a Agenda Setting e os fatores que devem ser analisados para entender como as notícias influenciam a opinião do público em diferentes plataformas, dizendo que o meio impresso é mais eficaz do que a televisão, e sua relação com os temas e proximidade com o leitor. Além disso, as técnicas de newsmaking para determinar o que será produzido e os valores notícias utilizados como critério para dar ou não espaço para assuntos em específico nos veículos também são discutidos.

         É o caso das matérias sobre a greve dos professores da rede estadual que vem sendo produzidas nos últimos meses, em especial a que foi publicada no site do jornal Gazeta do Povo no dia 01/06/2015. Com o título “Manifestantes vão à Assembleia para protestar contra proposta de reajuste”, a matéria dá continuidade ao relato das manifestações que continuam ocorrendo. É um tema que desperta a atenção do público devido à proximidade que de acordo com Wolf favorece a memorização, por se tratar de política e estar inserido na agenda interpessoal (realce comunitário), que pela definição do mesmo autor seriam “os temas sobre os quais o indivíduo fala ou discute com outros” (2009, pg. 73). Recebe espaço no jornal com a função de “concentrar a atenção do público e mobilizá-la para a tomada de decisões”, (Wolf, 2009, pg. 71). 

Link da matéria: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/manifestantes-vao-a-assembleia-para-protestar-contra-proposta-de-reajuste-16x64cwf1t4xe4xja7sv5tefu

Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Daniela Borsuk - 3º período noturno. 

Nenhum comentário: