segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mauro Wolf - Teorias da Comunicação

Em Teorias da Comunicação, livro de Mauro Wolf, é trabalhado diversas teorias do jornalismo, jornalista e a forma em que o mesmo situa o seu telespectador da maneira que mais lhe convém, chamada de agenda setting, muito estudada durante o primeiro bimestre da disciplina de Teorias da Comunicação.

Diversos modos de induzir o público são impostos pela mídia, as vezes, sem necessidade, ou quem sabe, sem perceber o que está acontecendo, o que, direta, ou indiretamente, pode prejudicar o veículo, caso uma pessoa de maior conhecimento sobre determinado tema esteja assistindo. "A memorização concentra-se mais na informação já adquirida do que na nova. A familiaridade com o assunto aumenta a facilidade de o memorizar; Entre a nova informação, a que, cronologicamente, é mais recente [...] parece ser mais privilegiada do que a que amplia os conhecimentos. (Wolf, 2009, 167).


O caso que eu gostaria de exemplificar por aqui, é o da É-Paraná, televisão esta, que pertence ao governo do Estado do Paraná, que vem passando por diversas acusações de professores, e que participou de uma barbárie no Centro Cívico de Curitiba. Em ume entrevista com o governador Beto Richa, o repórter, ao fim da entrevista, parabeniza o governador por, responder as questões do “modo como combinado” pela assessoria de imprensa, que induziu as perguntas e as respostas.

https://www.youtube.com/watch?v=qfZq17y8GJE

Paulo Pelanda - 3o período - manhã

Nenhum comentário: