segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mauro Wolf e o Agenda Setting

 Baseado na Teoria do Agenda Setting, que foi relatada pela primeira vez pelos norte americanos Maxweel McCombs e Donald Shaw, o autor do livro “Teorias da Comunicação” Mauro Wolf aborda como os meios de comunicação provem de técnicas como o “Newsmaking” e o Agenda Setting para persuadir o público e influenciar na opinião e na visão da sociedade em relação a determinado tema.
 Segundo Wolf, a mídia faz pautas pré-estabelecidas baseadas em critérios de noticiabilidade e de interesses públicos, além de destacar determinados temas e ofuscar ou ignorar outros tantos, “fisgando” os leitores, espectadores e ouvintes a manterem a audiência.  
 Em relação aos meios de comunicação, Wolf afirma  que as notícias podem ser recebidas de duas formas. "A memorização concentra-se mais na informação já adquirida do que na nova. A familiaridade com o assunto aumenta a facilidade de o memorizar; Entre a nova informação, a que, cronologicamente, é mais recente [...] parece ser mais privilegiada do que a que amplia os conhecimentos. (Wolf, 2009, 167).
 A exemplo do que é discutido e proposto pelo autor Mauro Wolf, a notícia do jornal O Globo trás o tema sobre uma proposta de consulta popular relacionada a redução da maioridade penal apresentada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha. O tema, que é de interesse popular, atrai o leitor e gera discussões, além de contar com a participação da sociedade para uma possível solução. 

Cunha propõe consulta popular sobre redução da maioridade penal (Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

http://oglobo.globo.com/brasil/cunha-propoe-consulta-popular-sobre-reducao-da-maioridade-penal-16316557

Álex Biega - Terceiro período noite 

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