segunda-feira, 1 de junho de 2015

Agenda-Setting

O livro "Teorias da Comunicação", de Mauro Wolf, aborda as teorias e discussões que estruturam a dinâmica do jornalismo. Uma delas é a teoria da Agenda Setting, que discorre sobre a pauta da mídia, como se dá o processo de seleção dos assuntos que ficarão em evidência nos veículos.
Segundo o autor, a teoria alicerçada no empirismo "é, na realidade, mais complexa do que a sua formulação inicial deixava prever", mas ainda é responsável por trazer para discussão do público os assuntos que julga relevante, num processo de alimentação mútua onde a mídia dita o tema, mas a audiência cria demanda.
Um exemplo é a causa LGBT, marginalizada pela sociedade e pela mídia durante décadas, esta vem sendo pauta recorrente nos últimos anos. e ganhando cada vez mais destaque dentro dos veículos, num processo tão complexo quanto o que aponta Wolf. A militância cresceu, o empoderamento deu coragem a essas pessoas de se exporem e tomarem pra si um lugar pouco explorado na mídia. Assim, num ciclo em que a mídia empodera e o empoderamento dá mídia o assunto entrou na agenda.
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/01/estilo/1433180076_806471.html


Thais Cunha - 3º período - Noturno

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