segunda-feira, 1 de junho de 2015

Wolf e a Teoria da Agenda Setting

A hipótese da agenda setting se da a partir do modo como a comunicação de massa possui capacidade em determinar na maioria das vezes o que será discutido/falado pelo público, através da  forma como se disponibiliza, produz e seleciona as pautas.
 Mauro Wolf em ''Teorias da comunicação'' cita que os jornais impressos "são os principais promotores da agenda do público. Definem amplamente o âmbito do interesse público." Para wolf também não é apenas sobre o que falar, mas como falar. O agenda vai se utilizar de todas as ferramentas existentes para direcionar as ações. O autor se utiliza de pesquisas e análises feitas para mostrar o efeito do agendamento e enfatizar o fato disto não ser algo tão simples assim, sendo necessário uma observação mais detalhada a respeito do que é repassado, pois de acordo com ele varia de veículo para veículo.
Um assunto o qual tenho notado de bastante agendamento e que gera discussão do público é a imigração de Haitianos no Brasil. Desde o terremoto até o grande número de imigrantes no país que provoca impactos, a grande mídia tem promovido a discussão deste acontecimento no modo como disponibiliza, trata e apresenta o acontecimento.
O portal G1 tem em sua página várias matérias relacionadas falando desde dos militares que estão no país mesmo antes do terremoto, até reportagens especiais sobre personagens que veem no Brasil há esperança de vida nova e noticias, principalmente sobre o impacto no mercado de trabalho, infra estrutura para acolher os imigrantes.
Sendo assim o modo como o meio de comunicação disponibiliza e o enfoque das matérias gera a discussão a respeito do assunto, muitas vezes direcionando para o opinião do veículo (se a imigração é boa ou não, por exemplo) persuadindo o leitor  e trazendo as pautas para discussão.

EX: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/05/ministro-diz-que-militares-brasileiros-deixarao-haiti-em-2016.html

http://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2014/noticia/2014/10/haitianos-sonham-com-futuro-melhor-para-filhos-nascidos-em-manaus.html

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/04/hatianos-recebem-carteiras-de-trabalho-em-mutirao-no-amazonas.html


Jehnifer Kammer Nogueira - 3° período/manhã

Nenhum comentário: